Consultoria

A ESCHER já participou de todos os reajustes e revisões da CEMIG, além de 42 revisões e reajustes de outras 27 distribuidoras, atuando tanto na definição da Receita Requerida quanto na Estrutura tarifária. Prestou consultoria à COPASA – Cia de Saneamento de Minas Gerais, na sua 1ª Revisão Tarifária. A diretora da ESCHER foi consultora da Coopers&Lybrand assessorando essa empresa no âmbito do projeto RE-SEB de Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro e implantação do novo modelo regulatório no país.

Revisões e Reajustes

Atuamos na definição da Base de Remuneração Regulatória - BRR, nos Custos de Capital, na definição dos Custos Operacionais com base em Análise Comparativa, na apuração de todos os Custos de Parcela A, incluindo os financeiros, em especial a CVA de Energia, além de Receitas Irrecuperáveis e Outras Receitas.

Foi nossa intervenção na ANEEL, propondo forma de correção da metodologia da CVA de Energia que evitou enorme perda às distribuidoras e resultou no aditivo ao contrato de concessão que alterou a forma de considerar a compra de energia no cálculo do IRT e estabeleceu uma nova metodologia de cálculo da CVA. Também fomos nós que propusemos a correção das imperfeições do cálculo do Índice de Reajuste Tarifário, que gerou a midiática questão da “obesidade das tarifas”, apresentando na ABRADEE a solução para corrigir o IRT e as CVAs, que definiu os critérios empregados atualmente.