Campanha de Medidas

h13

Para construir as Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição, definindo a estrutura e as modalidades tarifárias, é necessário conhecer os custos dos clientes de cada subgrupo tarifário. Esses custos dependem da hora de carregamento e da forma da curva de carga das redes e consumidores.

O estudo da curva de carga de todo o universo de consumidores e de todos os elementos da rede é inviável devido ao alto custo de medição e à dificuldade de se analisar uma massa tão grande de dados. Trabalha-se então com Tipologia que visa reduzir esse universo através da análise dos comportamentos mais incidentes e distintos de uma população, em alguns casos, realizada através de amostragem. A maior parte dos consumidores e das redes não possui medição sistemática de curva de carga e a instalação de equipamentos eletrônicos em todos estes pontos, além de ser economicamente inviável, é desnecessária. Uma boa caracterização da carga pode ser obtida através de uma boa CAMPANHA DE MEDIDAS, que envolve a definição de uma amostra representativa da população e a instalação de medidores eletrônicos exclusivamente para este fim.

Para se fazer uma boa e barata CAMPANHA DE MEDIDAS é preciso de um bom planejamento, estudando a época adequada para se fazer as medições, analisando minuciosamente o mercado para definir uma boa estratificação e escolher os conglomerados, calculando corretamente o tamanho da amostra, sorteando aleatoriamente essa amostra, instalando corretamente os equipamentos de medição, controlando todo processo (principalmente em sistema rodízio), consistindo, depurando os dados coletados e por fim montando corretamente o banco de dados, que será a base para a definição da tipologia da carga dos consumidores e das redes da empresa.

Este é um estudo muito caro para, ao final do trabalho, descobrir que o resultado não ficou bom, que a tipologia das redes não é compatível com a tipologia dos consumidores. Nossa equipe já planejou a Campanha de Medidas de mais de 30 distribuidoras do país e os resultados são impressionantes, pois além de sua competência no assunto, a empresa trabalha com seriedade e seu único objetivo é a qualidade do serviço.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.