Caracterização da Carga

h07

Caracterização da Carga é o processo que tem por finalidade identificar e analisar o comportamento da carga de consumidores e do sistema elétrico, possibilitando calcular os Custos de Uso do Sistema de Distribuição (responsabilidade do cliente no custo de expansão das redes). O conhecimento do perfil da carga possibilitará também prever o crescimento da demanda do sistema existente (linhas e subestações) e das novas redes, melhorando o cálculo de dimensionamento do sistema, melhorando os estudos de planejamento físico e financeiro da expansão. Sem conhecer o perfil da carga de cada classe/grupo de consumidores é impossível avaliar os benefícios dos programas de conservação de energia, é impossível calcular as perdas técnicas no sistema de distribuição.

Hoje, é preciso entender que gerir uma distribuidora é fundamentalmente gerir física e financeiramente seus ativos. Este é o seu negócio. E uma gestão eficiente e competente não pode prescindir do conhecimento da forma de uso desses ativos. Assim, qualquer distribuidora moderna deveria não só conhecer o comportamento da carga de suas redes e de seus consumidores como acompanhá-la sistematicamente.

Para construir as Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição é necessário conhecer os custos dos clientes de cada subgrupo tarifário, que dependem da hora de carregamento e da forma da curva de carga das redes e consumidores. Nestes estudos trabalha-se com Curvas Típicas,  que é a redução desse universo de redes e clientes aos comportamentos mais incidentes e distintos. Nossa equipe estudou amplamente os métodos de Análise Dados ou Análise de Grupamentos optando pelo mais complexo dos métodos Não Hierárquicos (partição) – o Método das Nuvens Dinâmicas e pelo Método de Ward (Hierárquico – agregação) já utilizados pela EDF desde a década de 70.

Após estudar toda estatística relacionada ao assunto, toda documentação da EDF e os sistemas então existentes, nossos profissionais criaram o SisTAC Sistema de Tarifas e Acompanhamento da Carga, que além de ser o único software no país que trabalha com o método das Nuvens Dinâmicas, tem um módulo gráfico extremamente interativo com o usuário, que torna mais fácil a definição das Curvas Típicas. Deve-se observar que na definição das curvas típicas não bastam os cálculos estatísticos, é preciso a intervenção do usuário que deve levar em consideração a significância dos tipos (participação muito pequena ou muito grande no mercado), se o tipo analisado está agrupando formas diferentes e principalmente as diferenças ou semelhanças no horário de ponta. O SisTAC possibilita essa intervenção, foi criado para isso: fácil utilização para definir a melhor tipologia da carga.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.